A ARIA – Associação de Reabilitação e Integração Ajuda desenvolveu, entre setembro de 2014 e fevereiro de 2016, um projeto piloto de prestação de cuidados integrados, clínicos e de reabilitação psicossocial de crianças e jovens com problemas de saúde mental, através de uma equipa móvel que atuou nos concelhos de Lisboa, Oeiras e Cascais.

Através do Co-Financiamento da Direção Geral de Saúde, tornou-se possível à ARIA realizar uma segunda edição do PROMove-te, que decorreu de setembro de 2017 a setembro de 2018.

No momento presente, encontra-se a decorrer o projeto INcomum, que alia a filosofia e metodologia das duas edições anteriores a intervenções coletivas com adolescentes, jovens adultos e familiares, bem como ações de sensibilização comunitária sobre saúde mental em contexto escolar. Esta terceira edição decorre entre Dezembro de 2018 e Dezembro de 2019, contando com o Co-Financiamento da Direção Geral de Saúde e com a parceria com o Serviço de Psiquiatria de Infância e da Adolescência do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental.

Promotor:

Parceiros:

Co-financiado por:

Objectivos

Desenvolver uma intervenção integrada em crianças e jovens com doença mental para reduzir a incapacidade e os processos de exclusão social daí resultantes

Promover a estabilidade clínica e a autonomia normativa para a idade
Capacitar as figuras de suporte para darem o apoio adequado no processo de recuperação e adaptação
Capacitar e qualificar profissionalmente os beneficiários jovens

Identificar boas práticas na intervenção em rede

Destinatários

Crianças ou jovens, dos 10 aos 25 anos, com problemas de saúde mental em acompanhamento pelos serviços de psiquiatria do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental e os seus Cuidadores e figuras de suporte comunitária.

Critérios de Referenciacão

Falta de adesão ao tratamento
Dificuldades relacionais significativas no seio da família
Compromisso importante da funcionalidade nos seguintes domínios: autonomia, competências sociais e aprendizagem

Como inscrever-se nos nossos serviços:

As candidaturas às valências da ARIA, devem ser feitas da seguinte forma:

Por um técnico que faça o acompanhamento do candidato, através do envio da nossa Ficha de encaminhamento;
Pelo próprio ou significativo, através de uma carta/email com o pedido de integração