Desde 1 de Dezembro de 2017 que as Unidades de Vida Protegida da ARIA foram reconvertidas em Residência de Treino de Autonomia (RTA), mantendo o funcionamento em Unidades Modulares no Restelo e em Algés, com 6 pessoas em cada uma delas.
Esta reconversão surge no âmbito da implementação dos Cuidados Continuados Integrados de Saúde Mental, como experiência piloto.
A Residência de Treino de Autonomia destina-se a pessoas com reduzido ou moderado grau de incapacidade psicossocial resultante de doença mental que se encontrem clinicamente estabilizadas e conservem alguma funcionalidade.
A residência neste novo formato funciona 24 horas por dia e dispõe de uma equipa multidisciplinar composta por Assistente Social, Psicólogo, Enfermeiro com especialidade em saúde mental, Técnico de Reabilitação Psicossocial, Monitor de Actividades e Ajudantes de Acção Directa.
A Residência de Treino de Autonomia assegura um programa de actividades diárias de reabilitação psicossocial, como Gestão da Medicação e Tratamento, Remediação Cognitiva, Psicomotricidade, Desenvolvimento Pessoal, Hidroginástica, Biblioterapia, Cidadania, Horto-terapia para além de diversas actividades de treino de AVD’s. A par destas são naturalmente desenvolvidas várias actividades recreativas culturais e desportivas.
A RTA tem como finalidade ajudar a definir um projecto de vida através do desenvolvimento de um projecto individual de Intervenção (PII) e acompanhá-lo na sua execução com o objectivo da pessoa recuperar as suas competências psicossociais e existir uma melhor integração na comunidade.